American Style Belly Dance

Bandeira do Estados Unidos da AméricaO estilo Americano se constitui de inúmeras culturas que influenciaram a dança do ventre. No século XX, a existência de clubes noturnos na América com a presença de grupos de imigrantes de diversificadas etnias como os árabes, armênios, turcos, gregos e persas era bastante comum. Eles se reuniam com a finalidade de apreciar a dança e a música de seus países. As imigrantes dançavam ao som de canções populares dessas diferentes culturas.

Depois de um tempo, após um contato maior com as expressões regionais do Oriente Médio, as próprias americanas se fascinaram e tornaram-se dançarinas também. Surgia então, um estilo diferenciado de Dança Oriental que era constituída de muita mistura e imaginação.

Levando adiante os principais conceitos da eclética tradição desta dança, muitas dançarinas americanas e outras de localidades diferentes no mundo, fundem elementos culturais do Oriente Médio com Jazz, Balé, Dança Moderna, Latina, Espanhola, Flamenco, Cigana, Hip Hop, Indiana e etc, surgindo então o Estilo Americano Contemporâneo da dança do ventre. Viagens para o Egito, Líbano e Turquia eram feitas com o intuito de investigar as comunidades de dança que estariam se desenvolvendo.

Na dança do ventre Norte-Americana, o movimento do quadril é mais intenso, os deslocamentos são bastante elaborados, utiliza-se véus em profusão e mãos e braços possuem manifestações mais exploradas. Cobra VerdeUma variedade extensa de misturas entre os estilos é aceita e designada como dança do ventre.

As próprias dançarinas tendem a ter um vocabulário ímpar com base árabe ou turca, aumentado a tendência de existirem apresentações com um modelo mais teatral.

Como o estilo foi criado por meio do complemento de inúmeros elementos de dança do ventre, as intérpretes podem se encaixar ao mesmo tempo no estilo Americano, como em qualquer outra categoria que exista uma relação com o ele.

Acessórios: Um uso maior de snujs, instrumentos de percussão presos aos dedos semelhantes às castanholas, véus, espadas e cobras é característico desse estilo.