Gothic Belly Dance

Dançarina do Ventre GóticaVertente tribal de origem norte americana, a dança do ventre gótica é caracterizada pela fusão com elementos sombrios originados de tribos urbanas dos Estados Unidos há 10 anos.

Mescla sons orientais e indianos com ocidentais, especialmente de bandas de metal gótico, punk e techno como: Dead Can Dance, Sisters of Mercy, Faith and the Muse, This Mortal Coil e Diary of Dreams.

O momento lúdico que os adeptos desse estilo criam é inspirado em vampirismo, literatura do período medieval, encantamento, mistério, sedução e tudo o que remete a essência do movimento gótico inglês dos anos 80.

Duas subcategorias dividem o estilo. São elas: O puramente gótico, em que a dança exalta profundamente a cultura gótica, geralmente executada por adeptos do movimento original e a outra é definida como inspiração gótica, ou seja, uma simples representação, incorporando os elementos principais na dança, retratando a arte como uma mera peça de entretenimento.

As bailarinas possuem total independência na criação das coreografias. Improvisam os passos da dança do ventre com um repertório underground, baseado nas fantasias, dramaticidade, romantismo, lirismo e tudo o que compõe o cenário dark da apresentação.

A interpretação pode ser feita solo ou em grupo onde os movimentos são intensos, dramáticos, a expressão facial é apaixonada e misteriosa e as mãos se posicionam como mudras (gestos sagrados e simbólicos associados a iconografia hindu e budista).

Mudra HinduFigurinos e Acessórios

O figurino esbanja criatividade, transformando toda a composição obscura em beleza.

Incluídos nessa composição estão os espartilhos, acessórios metálicos e de couro; tecidos de renda, cetim, veludo, tule, vinil, látex e PVC; coturnos, luvas, meias e cores essencialmente escuras ou tendendo para o vermelho, vinho e roxo.

Lembrando que o uso vai depender da inspiração da dançarina e que nada se baseia em uma regra, mas sim por um sentimento mórbido que surge naturalmente. A maquiagem tende para cores pálidas e penteados de cabelo autênticos e fora do comum são componentes fundamentais do visual.